quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sem negociação, a greve continua. Atenção para as atividades da semana


1/6/2011
O ato público realizado nesta terça-feira, 31 de maio, na praça Coronel Fernando Prestes, em frente ao Ceeteps, contou com cerca de 300 pessoas, representando boa parte das unidades em greve.

Na fala dos presentes – professores, funcionários e estudantes – ficou clara a indignação com a indiferença do governo frente à dramática situação da categoria, que amarga salários insuportáveis e más condições de trabalho. Em vez disso, procura quebrar a espinha dorsal do movimento, tentando desqualificar o Sindicato como interlocutor da categoria e fazendo “propostas” para dividir os trabalhadores. Decidiram chamar de “negociação” as reuniões que fizeram com diretores de unidade, ou seja, cargos de confiança do próprio governo.
31 de maio, aliás, era o dia em que o governo havia se comprometido a divulgar as normas para a progressão, mas isso já foi descumprido. A divulgação ficou para 1/6. Mais um exemplo de como esse governo não cumpre sequer o mínimo que promete.
No mesmo horário de realização do ato público, a direção sindical e representantes do Comando Central de Greve foram recebidos pelo Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa. Eles entregaram aos líderes de partidos as reivindicações da categoria e pleitearam que solicitem ao governo a abertura de negociações.

A greve continua

Reunido logo após o ato público, o Comando Central de Greve avaliou a mobilização. A maior parte das unidades presentes na greve continua firme no movimento. Algumas poucas unidades deixaram a greve, mas várias ingressaram nos últimos dias.
Frente ao quadro de mobilização e à ausência de negociação, o indicativo é de continuidade da greve.

Atividades

No interior, as unidades em greve estão bastante ativas, com a realização de atos, passeatas, visitas a Câmaras de Vereadores etc. Confira algumas destas atividades no site (www.sinteps.org.br, em link específico) e no Blog da Greve (acesse pelo site, em link específico).
Na capital, estão previstas as seguintes atividades para esta semana:
1/6 (10h): Comando Central de Greve visita a ETEC Rosa Perrone Scavone, em Itatiba.
1/6 (11h30): Comando Central de Greve visita a ETEC Getúlio Vargas.
2/6 (12h): Aula pública organizada pelos trabalhadores em greve da ETEC Carlos de Campos, no Vale do Anhangabaú.
2/6 (14h): Na Praça do Forró (unidades da Zona Leste fazem ato público).
2/6 (19h): Comando Central de Greve participa da assembleia da ETEC e FATEC Carapicuíba.
3/6 (17h): Direção do Sindicato participa de ato organizado pelo Comando Local de Santos, com concentração na Praça Independência de Santos.
3/6 (19h30): Comando Central de Greve participa da ETEC de Espírito Santo do Pinhal.
4/6 (10h): Comando Central de Greve participa do Encontro Nacional do Conlutas.
6/6 (14h): Nova reunião do Comando Central de Greve, na sede do Sinteps.

Um comentário:

  1. o problema esta na segurança publica do senhor presidente hilario com suas surras matinais e infiéis compostas de empresarios sulbalternos de efeitos pre obstencional totalmente irracional na qual perante essas atitudades julgadas de minimalista se obrigam a tomar conta do ser perante a tanta desigualdade.

    ResponderExcluir