domingo, 5 de junho de 2011

QUEM NÃO BATALHA NÃO SAI DA MIGALHA! – um desabafo de aluno para aluno

Repasse aos seus alunos!!!

QUEM NÃO BATALHA NÃO SAI DA MIGALHA! – um desabafo de aluno para aluno

                Você, que está lendo esse desabafo, se sentiria satisfeito em trabalhar por horas e horas para não ter um retorno financeiro merecido, sendo que esses são dias em que tudo está extremamente caro, incluindo o transporte público que utilizamos e o pão que nos alimenta? A hora-aula paga aos professores do Centro Paula Souza é de apenas R$10,00 nas ETECs e de R$18,00 nas FATECs. Está claro que esses valores estão abaixo do que é justo.
                O reajuste salarial que o Governo anuncia é de 11%. Mas vale lembrar que não houve reajuste desde 2005, o que significa que esse aumento anunciado pelo Governo não atende às necessidades reais dos professores.
                Você concorda com o descaso a qual tantos professores estão submetidos? Nós alunos também fazemos parte do sistema de ensino, fazemos parte da sociedade e também sabemos o que é ter dificuldades para se manter e sobreviver!
                Poucos sabem que o Centro Paula Souza (Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) não dá subsídios necessários para aplicar às escolas. E isso, obviamente, traz más consequências ao ensino!
                Por exemplo, vocês sabiam que os professores precisam pagar cursos por fora para se atualizar e preparar aulas de qualidade para os alunos? Isso porque o Centro Paula Souza também não fornece capacitação aos professores. E quanto aos professores que não tem oportunidade de pagar cursos? Pois é, aluno! Esse é um problema qual o Governo parece não se importar. Não estão dando a devida atenção à educação que acreditamos ser não só o nosso futuro, mas o futuro de todo um povo.
                Prefiro estar ao lado de quem luta por melhorias do que ao lado de quem abaixa a cabeça e come migalhas por escolha própria.
                Alguns alunos dizem que preferem não aderir à greve por conta de faltas ou matérias que serão passadas pelos professores que não entraram na luta.
                Mas há falta e matéria porque tem gente que está indo às aulas! Se os alunos apoiassem efetivamente a greve não teria nada disso, afinal, a greve está na legalidade. E não se trata de matar aula ou fugir da escola. É justamente o oposto!
                Vale lembrar (ou avisar, para quem não sabe) que essa greve não é uma coisa só para benefício de professores. É algo para benefício de nós alunos também!
               
                Quanto mais pessoas aderirem à greve, mais pressão o Governo sentirá e mais rápido as reivindicações serão atendidas. Quando digo sobre adesão à greve, não falo só de professores! Falo de alunos também! Essa luta também é nossa! É uma causa por nossa educação!
                O sucesso da greve significa professores satisfeitos, alunos tendo aulas de qualidade, mais recursos para a educação e as ETECs e FATECs de fato funcionando.

                Mas onde está a consciência das pessoas? Não sei. Muitos alunos preferem não arriscar "as faltas", mas arriscam a qualidade do ensino que lhes é oferecido.  Ou talvez queiram demonstrar que são exemplos de bons estudantes, comparecendo em todas as aulas, mesmo com a atual situação que atinge a professores e alunos, sendo que estudante de verdade é aquele que batalha pela educação, não quem senta numa carteira e aceita qualquer má condição que lhe é imposta por um governo que não aparenta se importar com seu futuro.

                 É muito fácil reclamar das atuais condições sociais, mas quando nos é dada a oportunidade de fazer parte da mudança, o que fazemos? Ficamos calados? Imparciais? Vendo tudo acontecer sem tomar parte de nada?

                Ainda é tempo de abrir os olhos. Ainda é tempo de batalhar por nossos direitos, por nosso futuro, por nossa EDUCAÇÃO!

Qual o futuro que você deseja?

PASSE ESSA IDEIA ADIANTE!
Texto escrito por Mao (Marcelo A. A. Oliveira), aluno do 2º NUT C, ETEC Carlos de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário