segunda-feira, 30 de maio de 2011

CALENDÁRIO DE GREVE ALTERADO NA QUARTA E QUINTA

Olá meus amigos, muitos estão reclamando da dispersão de alguns integrantes de greve.

Para fortalecer ainda mais nossa luta, vamos nos concentrar em um único lugar, todos juntos. No local iremos coletar assinatura e panfletar.

Se tivermos um grupo grande, unido, dará mais visibilidade do que um em cada canto.

Atendendo a pedidos, no local terá uma lista para que os grevistas assinem, para que tenhamos um controle de quem está realmente participando da greve!

GREVE NÃO É FÉRIAS!!

QUARTA-FEIRA - Praça em frente ao Escolástica Rosa. Vamos levar faixas, abaixo-assinado e carta.
Coletaremos assinaturas dos dois lados da Avenida.

Manhã - 9h
Tarde - 14h
Noite - 19h

QUINTA-FEIRA - Praça das Bandeiras - Gonzaga. Vamos levar faixas, abaixo-assinado e carta.
Coletaremos assinaturas dos dois lados da Avenida.

Manhã - 9h
Tarde - 14h
Noite - 19h

Os comando de greve de Guarujá, São Vicente, Praia Grande e outros, façam o mesmo! Definam um lugar de encontro. Quanto mais gente, melhor!!

A GREVE CONTINUA, E CADA VEZ MAIS FORTE!!!!

Vamos fazer este Deputado escutar os grevistas!!

Olá meus queridos amigos, conforme eu havia prometido, envio abaixo todos os contatos do Senhor Paulo Alexandre Barbosa. Já que ele não quer nos escutar por livre e espontânea vontade, então iremos forçar ele a nos escutar forçado.


Fiz uma pesquisa e relacionei tudo que encontrei do paulo Alexandre Barbosa. Enviem e-mail, façam barulho, critiquem, ele é o Secretário de Desenvolvimento, e nunca escutou os trabalhadores.


Site:
http://www.pauloalexandrebarbosa.com.br/contato/


E-mail
contato@pauloalexandrebarbosa.com.br


E-mail da ALESP - Assembléia Legislativa
pabarbosa@al.sp.gov.br


Twitter
http://twitter.com/#!/pauloabarbosa


Facebook
http://www.facebook.com/pauloalexandrebarbosa


Youtube
http://www.youtube.com/pauloalexandrepsdb


Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Scrapbook?uid=14361097866887391336

Envio também o e-mail de outro representante da Baixada - Bruno Covas (Secretário de Meio Ambiente)


Quem sabe este representante nos defende!


santos@brunocovas.com.br

bruno@brunocovas.com.br

A Greve Continua!!

Olá Pessoal, para todos que assistem CQC, enviem e-mail para eles para que possam comparecer no evento amanhã ou no dia 3 de junho em Santos.


O progama CQC da rede Bandeirante tem um quadro chamado Proteste Já. Esse quadro tem tudo a ver com nossa causa!


Encham a caixa deles de e-mail.




Abraços!!

GREVE DOS ALUNOS DE CUBATÃO NA TV TRIBUNA


Parabéns a essa grande turma! Exemplo de cidadania e consciência política!

http://www.tvtribuna.com/videos/?video=8680

OS ESTUDANTES ESTÃO EM GREVE PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PUBLICA E GRATUITA!!!


Uma reflexão para os trabalhadores em greve

A guerra de números que se estabeleceu nos últimos dias – os e-mails da Superintendência do Ceeteps e o quadro das unidades em greve, alimentado pelo Comando de Greve – afastou as discussões dos temas centrais da greve: a recomposição e a política salarial dos trabalhadores do Centro Paula Souza.
Deflagramos a greve porque a assembleia geral da categoria entendeu que a Pauta de Reivindicações da categoria para a data-base 2011, protocolada na Superintendência em 18 de março (disponível no site do Sinteps) continha as mais justas reivindicações dos trabalhadores e não havia sido atendida, sequer discutida, até 10 de maio, data da deflagração da greve, para início em 13 de maio. Este dia foi simbolicamente escolhido por comemorar os três anos de publicação da carreira em vigor, por ser uma data comemorativa do calendário nacional e por cair numa sexta feira, treze.
Na Pauta, a direção do Sinteps registrou a solicitação de encaminhamento das reivindicações dos trabalhadores para a Comissão de Política Salarial do Governo, composta pela Secretaria de Gestão Pública, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. A Superintendência e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, responsáveis pelo encaminhamento, não o fizeram, talvez por entenderem que, afinal, qual seria a importância de discutir as reivindicações de uma categoria, se a proposta do governo não era atender a pauta e, sim, “apresentar uma nova carreira para o Ceeteps”.
Deflagrada a greve, o governo decidiu unilateralmente divulgar um índice de reajuste salarial de 11% , a vigorar em 1º de julho e a ser pago nos salários de agosto. Os trabalhadores, dispostos à greve, entenderam que 11% e a promessa de uma nova carreira não atendiam suas expectativas. A greve começou em 13 de maio, um dia após o anúncio do reajuste.
Logo na primeira semana da greve, a Secretaria de Gestão Pública e a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia resolveram ouvir as reivindicações dos trabalhadores em greve e chamaram o Sindicato da categoria à negociação.
O Sinteps participou de duas reuniões, uma no dia 18 e outra no dia 20 de maio. Em ambas as reuniões, colocamos as reivindicações dos grevistas e propusemos algumas formas para o governo efetivamente sinalizar com a sua intenção de valorização dos trabalhadores do Ceeteps, dentre elas:
 
- O aumento do índice anunciado;
- A imediata progressão funcional de todos os trabalhadores do Ceeteps em 1º de junho de 2011 e
- A imediata apresentação do modelo da estrutura da carreira.
 
O governo, representado pelas duas secretarias e pelo vice-diretor superintendente, disse ser impossível qualquer das propostas apresentadas pelo Sinteps, em tese porque o governo:
- NÃO poderia valorizar mais os trabalhadores do Ceeteps do que as outras categorias do funcionalismo público, por absoluta falta de verbas;
- NÃO poderia abrir mão do critério do mérito para a evolução funcional (que ele mesmo não conhecia até aquela data e que ainda não conhece) e
- NÃO dispunha do modelo da estrutura da carreira para apresentação imediata.
 
Ora, caros trabalhadores em greve, gostaríamos de iniciar aqui uma reflexão com vocês:
 
  1. Do início da greve até agora, conquistamos o reajuste de 11%, que não existiria caso não houvesse greve. Lembrem-se de que a própria diretora superintendente, Laura Laganá, afirmou em 18/03/11 (veja matéria no site e no Jornal do Sinteps) que não haveria reajuste salarial este ano (como se nos outros houvera!!!), afirmação corroborada pelo secretário-aAdjunto da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Pedro Jehá, em reunião com o Sinteps em 31/03/11, também disponível no site e no jornal do Sindicato.
  2. O orçamento estadual – e nele incluído o orçamento do Ceeteps – teve em 2010 um excesso de arrecadação (entrada a mais de dinheiro do que o previsto pelo governo) da ordem de R$ 8 bilhões, seguido no primeiro quadrimestre deste ano, por um excesso de arrecadação de R$ 1,5 bilhão. Não é por falta de dinheiro que o governo não negocia o índice de reajuste e a recomposição das perdas salariais da categoria.
  3. Também a Lei de Responsabilidade Fiscal, aquela que impede os governos de gastarem mais do que arrecadam, possibilita um “gasto” maior com o funcionalismo público, visto que o governo encontra-se muito abaixo do limite prudencial de gastos (veja o site da Secretaria de Fazenda/ prestando contas).
  4. No comunicado da Secretaria de Gestão, que registra o “Compromisso do Governo do Estado com os trabalhadores do Ceeteps”, afirma o secretário de Gestão que teremos reajustes salariais em 2012, 2013 e 2014. Poderíamos registrar como outra vitória da greve e dos grevistas, não fosse o fato de que, além do governo não ter bola de cristal para saber o comportamento da economia mundial em 2012, 2013 e 2014, de forma que os índices que ele determinar agora podem ser insuficientes frente à economia, nossa Pauta de Reivindicações pede o cumprimento da política salarial do Cruesp, já conquistada judicialmente para alguns trabalhadores do Ceeteps. Se o governo pode “conceder” reajustes nos próximos três anos, por que não pode cumprir a política salarial a que temos direito?
  5. Para contrapor a truculência e a prática antissindical do governo, conquistamos a intermediação dos deputados estaduais de oposição no encaminhamento das discussões de nossas reivindicações ao governo.
  6. Todos os líderes, de todos os partidos da Assembleia Legislativa de São Paulo receberão, na próxima terça feira (31/05), a Direção Sindical e os membros do Comando Central de Greve (os nomes foram definidos na Reunião do Comando Central após o ato de 25/05/11).
  7. Esta será uma semana importante para a greve, com duas atividades de rua já marcadas: o ato público do dia 31/05, às 14 horas, em frente ao Ceeteps, e a Aula Pública organizada pelos trabalhadores em greve da ETEC Carlos de Campos, no dia 02/06, quinta-feira, a partir do meio-dia, no Vale do Anhangabaú.
  8. Também muitos trabalhadores em greve farão, como fazem todas as semanas, uma avaliação do movimento, definindo as próximas etapas da luta.
  9. Tenham em mente o seguinte: da cartola do governo, podem sair mais coelhos.Basta nos mantermos unidos e fortalecidos. Nesta segunda-feira, adere ao movimento a FATEC Mococa, com 100% dos funcionários e 40% dos professores na greve. Outros trabalhadores deverão aderir, pois muitas unidades têm chamado a direção sindical e os membros do Comando de Greve para discussão e adesão ao movimento.
  10. Outros tantos irão aderir quando perceberem que o “enquadramento automático dos iniciantes” será descontado na nova carreira; que para os funcionários, talvez até o dia 20/06 eles pensem em alguma coisa; que o compromisso pode não ser cumprido...
  11. A primeira data marcada pelo governo, naquele documento de seu compromisso com os trabalhadores do Ceeteps, já será descumprida: não é mais dia 31/05 que divulgarão os critérios de progressão, e sim em 01/06. Agora, pense bem, que diferença faz dia 31 ou dia 1º? Dia 31 tem ato na rua, tem manifestação, e eles querem ver o tamanho da greve para saber se precisam melhorar ou não os critérios.
  12. Vamos mostrar a eles que todos os trabalhadores do Ceeteps têm mérito e deve ser imediatamente enquadrados na carreira!!!!
  13. Vamos mostrar a eles que nossos reajustes salariais anuais devem seguir os índices definidos pelo Cruesp !!!
  14. Vamos mostrar a eles que merecemos discutir a carreira que regerá nossa vida profissional !!!!
  15. Vamos mostrar a eles que não abrimos mão da recomposição das nossas perdas salariais !!!!
 
VAMOS EM GREVE, ATÉ A VITÓRIA!!!!!
 (A Direção do Sinteps)

domingo, 29 de maio de 2011

VIDEOS do Ato de Greve no vão do MASP em 20/5/2011

Pessoal, 

Já estão no ar os vídeos do ATO DE GREVE realizado no vão do MASP no dia 20/5/2011.

Em breve os videos da Assembléia Legislativa e do Ato de Greve em Mongagua com abordagem do Secretário Paulo Alexandre Barbosa assumindo o compromisso de se reunir com os membros do SINTEPS nesta próxima semana (telefonarei para seu assessor na segunda-feira, 30/5/2011 e gravarei a conversa para publicar também).

Divulguem os videos no FaceBook, Orkut, Twitter e para todos os colegas!

Comandos Locais de Greve, divulguem entre os grevistas, não grevistas, pais e alunos!


Deputado afirma que nos 4 primeiros meses de 2011 houve um excesso de arrecadação de R$2 bilhões na Secretaria de Desenvolvimento. 
Suficiente para conceder reajustes dignos não só para os servidores do Centro Paula Souza mas para todos os servidores do Estado de São Paulo





8 - Ato de GREVE no vão do MASP - Prof. Festi - Campinas (é, pulei o número sete... :p errei no nome dos arquivos mesmo! NÃO TEM 7!)



http://www.youtube.com/watch?v=BTimM8-lCdgA imprensa divulgou 250 pessoas no vão do MASP.
Quem esteve lá pode perceber no mínimo 2500 pessoas no ato.
Quem fez as contas? José Serra? (José Serra e o problema com os números: http://www.youtube.com/watch?v=UiRNvK95438)

sábado, 28 de maio de 2011

Calendário de Greve - Semana 30/5 à 3/6

Segue calendário de greve para essa semana.
Lembrando que não informaremos publicamente para qual unidade iremos nas visitas. 
Apenas o horário de saída e os de retorno para evitar que alguns diretores dispensem professores e alunos antes de nossa chegada.

Além disso, lembro que os interessados em participar das caravanas devem mandar e-mail para marcos.l.r.mendes@gmail.com antecipadamente para reservar suas vagas colocando em observação se precisam voltar antes. No caso de conseguirmos pelo menos 10 pessoas que precisam voltar antes, fretaremos um carro especial para estes trabalhadores.

Segunda-Feira (30/5/2011)
  • 13:00 às 16:00 Ato de Greve organizado pelos Alunos da ETEC de Cubatão
    Saída da Caravana às 11:00 do Escolástica Rosa (é preciso reservar lugares)
    Alunos* podem participar!
  • 19:00 às 21:00 Reunião dos grevistas no auditório da ETEC Aristóteles Ferreira
    É a mesma reunião realizada na quinta-feira (26/5) mas em horário diferenciado para atender aos demais trabalhadores.
*Menores de idade somente acompanhados de um responsável devidamente identificado

Terça-Feira (31/5/2011)
  • Ato público em São Paulo - Praça Coronel Fernando Prestes, ao lado do campus da FATEC/SP (estação Tiradentes do metrô)
    Saída da Caravana às 11:00 do Escolástica Rosa (é preciso reservar lugares) (alunos* podem participar!)
    Alunos* podem participar!
    Retorno às 18:00
    Horário diferenciado de retorno às 16:00 (é preciso informar se preferir esse horário)
  • Para quem não for com a caravana:
    • panfletagem e coleta de assinaturas para o abaixo assinado
      • Em frente o Shopping Praia Mar (Santos)
      • No semáforo da praia (em frente Escolástica Rosa)
      • Em frente ao Shopping Brisamar (São Vicente)
      • Os demais comandos de greve das unidades de Mongagua, Itanhaém, Cubatão, Guarujá definem os locais das atividades de greve.
*Menores de idade somente acompanhados de um responsável devidamente identificado

Quarta-Feira (01/6/2011)
  • Ato público para orientação dos trabalhadores e alunos a respeito da greve (onde seráaaa???)
    Saída da Caravana às 9:00 do Escolástica Rosa (é preciso reservar lugares)
    Retorno às 14:00 (não teremos horário diferenciado neste ato)
    Alunos* podem participar! (cancelado!)
    • Para quem não for com a caravana:
      • panfletagem e coleta de assinaturas para o abaixo assinado
        • Em frente o Shopping Praia Mar (Santos)
        • No semáforo da praia (em frente Escolástica Rosa)
        • Em frente ao Shopping Brisamar (São Vicente)
        • Os demais comandos de greve das unidades de Mongagua, Itanhaém, Cubatão, Guarujá definem os locais das atividades de greve
*Menores de idade somente acompanhados de um responsável devidamente identificado

Qinta-Feira (02/6/2011)
  • Ato público para orientação dos trabalhadores e alunos a respeito da greve (onde seráaaa???)
    Saída da Caravana às 9:00 do Escolástica Rosa (é preciso reservar lugares)
    Retorno às 14:00 (não teremos horário diferenciado neste ato)
    Alunos* podem participar! (cancelado)
    • Para quem não for com a caravana:
      • panfletagem e coleta de assinaturas para o abaixo assinado
        • Em frente o Shopping Praia Mar (Santos)
        • No semáforo da praia (em frente Escolástica Rosa)
        • Em frente ao Shopping Brisamar (São Vicente)
        • Os demais comandos de greve das unidades de Mongagua, Itanhaém, Cubatão, Guarujá definem os locais das atividades de greve
*Menores de idade somente acompanhados de um responsável devidamente identificado

Sexta-Feira (3/6/2011)
  • Marcha dos trabalhadores da Baixada Santista
    • Com concentração na Praça Independência às 16:30 e saída para a Praça das Bandeiras a partir das 17:30
      • IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DOS GREVISTAS DE TODAS AS UNIDADES DA REGIÃO.
      • A Polícia Militar e a Companhia de Eng. de Tráfego serão oficialmente informadas para organizar o trânsito e a segurança no local.
      • Aos Comandos de Greve da região que precisarem de transporte, informar o número de passageiros e o local de saída e retorno da caravana para que realizemos o fretamento (gratuito!)
    • Alunos* podem participar!
*Menores de idade somente acompanhados de um responsável devidamente identificado

**O calendário de greve pode sofrer alterações de última hora devido às necessidades emergenciais que possam surgir.
Acompanhe pelo BLOG: http://grevecps.blogspot.com/

Videos da Câmara dos Vereadores de Santos já publicados

Videos gravados em 19/5/2011 na Câmara Municipal de Santos


Pessoal, desculpem a demora para publicar, mas tivemos uma semana cheia de atividades de greve e acabei por não ter tempo de converter e enviar os videos para o YouTube.

Alias, precisava de alguém para me ajudar com essa tarefa! Quem quiser se voluntariar, mande e-mail para marcos.l.r.mendes@gmail.com

1 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Prof. Marcos Mendes

2 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Reinaldo Martins - PT

3 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Odair Gonzalez - PR

4 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Benedito Furtado - PSB

5 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Braz Antunes - PPS

6 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Marcus De Rosis - PMDB

7 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - José Lascane - PSDB

8 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Vereador Banha - PMDB

9 - Camara dos Vereadores de Santos - Apoio à Greve do Centro Paula Souza - Moção Aprovada

Para quem quiser ver os outros videos, acesse o nosso canal da greve no YouTube:
http://www.youtube.com/user/lmbassman2008?feature=mhee

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A greve na mídia (Atualizado)

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/brasil/professores-em-greve-vaiam-alckmin-em-mongagua-sp-1.286096

http://www.ovale.com.br/2.621/professores-em-greve-vaiam-alckmin-em-mongagua-sp-1.112353

http://www.portaldoholanda.com/noticia/38600-professores-em-greve-vaiam-alckmin-em-mongagua-sp

http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?tl=1&id=1130657&tit=Professores-em-greve-vaiam-Alckmin-em-Mongagua

http://www.tnonline.com.br/noticias/brasil/33,93522,27,05,professores-em-greve-vaiam-alckmin-em-mongagua-sp.shtml

http://veja.abril.com.br/agencias/ae/brasil/detail/2011-05-27-1986772.shtml

http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/289804/professores-em-greve-vaiam-alckmin-em-mongagua/

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=95648&idDepartamento=5&idCategoria=0

http://m.noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/05/27/professores-em-greve-vaiam-alckmin-em-mongagua-sp.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,professores-em-greve-vaiam-alckmin-em-mongagua-sp,724824,0.htm

http://br.noticias.yahoo.com/professores-greve-vaiam-alckmin-mongagu%C3%A1-sp-172500431.html

Existem outros. A greve está cada vez mais forte! 10% Sr. Geraldo? O pior cego, é o que não quer ver!!

Sr. Paulo Alexandre, lembraremos de você nas eleições municipais.

A Greve continua, cada vez mais forte!!

Resumo do Dia - 27/5/2011

Baixada Santista, 27 de maio de 2011


Dia "cheíssimo" porém extremamente produtivo...


Saímos as 8:00 com duas vans lotadas da ETEC Escolástica Rosa rumo a Mongagua na inauguração da plataforma de pescas com a presença do Governador Geraldo Alckmin e o Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia o nosso conterrâneo Paulo Alexandre Barbosa.

Ao chegar na plataforma, tivemos o prazer de nos reunir aos trabalhadores e alunos em greve da ETEC de Cubatão.

Chegamos silenciosamente, sem manifestações. A Polícia Militar, percebendo o megafone em minhas mãos tratou logo de intimidar (atitude típica da força de "segurança" de um governo opressor): "Você não pode ficar com esse megafone aqui" - disseram.

Contestados quanto a ilegalidade de tal fato, não tiveram argumento e disseram que eu os teria que acompanhar.
Informados de que não iria acompanhá-los enquanto uma justificativa legal não fosse dada para tal procedimento. 
Foi intensamente contestada a ilegalidade do fato de estar num local público com o megafone.

Após filmar com o celular o rosto e os nomes dos soldados, misteriosamente mudaram de idéia e saíram rudemente ameaçando: "Se você cometer qualquer ilegalidade a gente vai te pegar!".

Tudo encontra-se registrado em vídeo que serão preservados por momento pois, no fim do ato, os polícias se desculparam e pediram, demonstrando certo medo, que os vídeos não fossem divulgados. Por respeito a esses trabalhadores, também explorados pelo Governo do Estado, não publicarei estes vídeos mas os manterei, caso venham a ser necessários.

Continuamos no ato, alunos, funcionários e professores do Centro Paula Souza, logo chegaram os colegas da ETEC Adolfo Berezin (Mongagua).

Assim que o Governador Geraldo Alckmin subiu ao palanque, nos manifestamos, ainda silenciosamente com os cartazes de greve com o nome de todas as unidades da região em greve.

Estavam também presentes os trabalhadores da SABESP em greve desde o início da semana.

Quando o Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia iniciou suas falas, logo foi vaiado pelos professores, funcionários e alunos do Centro Paula Souza, trabalhadores da SABESP, alunos do ensino fundamental de Mongagua (não sei se do município ou do estado) e parte da população.

Enquanto as autoridades presentes falavam a respeito da Plataforma de Pesca, o silêncio se mantinha, quando começavam a usar a oportunidade como palanque, não tinham chance, as vaias retornavam junto aos apitos e palavras de ordem: "A greve continua, geraldo a culpa é sua!" "Au au au, aumento de um real!" "Circo Paula Souza!" dentre outros.


O Governador subiu ao palanque e foi recepcionado pela funcionária do Aristóteles Ferreira (vou preservar o nome a não ser que ela me autorize escrever aqui) que entregou uma rosa com uma carta ao Governador. Em seguida informou que era uma grevista e recusou o beijo de Judas que o Governador quis dar na trabalhadora.


O conteúdo da carta foi redigido pela própria trabalhadora e é, na minha opinião, uma obra prima deste movimento grevista. Logo mais postarei o conteúdo.

Em certo momento, ao fim do discurso dissimulado do Governador me afastei do grupo e do lado de fora da tenda montada para o discurso, falei à população através do megafone sobre a situação das ETECs e FATECs.

Sobre o valor da hora aula, sobre o valor do vale alimentação, sobre concreto não fazer educação quando fui surpreendido por um tapa covarde na cabeça, por trás.

Me virei e o que vi foi um brutamontes de touca vermelha e preta aos berros: "Desliga isso! Vou te quebrar! Fora daqui!" - ameaçava o marginal.

Direcionei o celular que estava filmando para o rosto do marginal e, apesar de estar com o zoom no máximo, acredito que tenha pego o seu rosto. (Não assisti ainda, mas assistirei e publicarei no nosso canal da greve no YouTube).

Ameaçou roubar meu celular e o megafone, perguntei o nome e o cargo dele que sem responder deu um tapa em minha mão fazendo o celular voar longe. Não quebrou, melhor que isso, continuou filmando. Retornei ao grupo e momentos depois pude flagrar e identificar que O SEGURANÇA À PAISANA do Governador é uma figura tão opressora quanto o próprio estado criado por este governo. O marginal participava do cordão de isolamente e ficava a tira colo com o Governador.


Em seguida, fizemos um ato publico no local, distribuímos as cartas abertas à população e coletamos assinaturas para nosso abaixo-assinado.


Abordei o Secretário Paulo Barbosa e perguntei a respeito do Centro Paula Souza.
O mesmo estava informando que o SINTEPS em momento algum havia procurado o Governo do Estado para negociar. 
Informei: "Paulo, eu sou representante do sindicato, nós estamos querendo negociar com o Governo do Estado, faça essa intervenção pela gente, os Deputados estão nos apoiandoEle respondeu: "Você está mal informado...Não fomos nós que escolhemos...", agora, comissão escolhendo, patrão escolhendo 5 diretores que são representantes do patrão para negociar as condições dos trabalhadores não dá, Paulo!"


Ele respondeu: "Você está mal informado...Não fomos nós que escolhemos..."
"Isso não dá, Secretário..." - prossegui
Ele disse então: "Foram os outros diretores..."
Retruquei: "Foram os outros diretores...
Ele confirmou com ar de ironia: "Foram os outros diretores..é democracia , são escolhidos por eleição..."


E como se ele já não soubesse, informei: "Os diretores das ETECs e FATECs não são eleitos diretamente, a gente volta e vai uma lista tríplice para a superintendência e a superintendência muitas vezes não respeita o mais votado.. Então quem tá lá, é gente do governo também e a gente sabe disso... A gente só quer negociar, Paulo..."


E finalmente pudemos ouvir dele e registrar em vídeo o que esperávamos: "Mas tá aberto a negociação..."


"Tá aberto a negociação, compromisso assumido??? O Sindicato pode entrar em contato com seu acessor?" - confirmei.


"Pode, comigo!" - disse ele


"Me deixa o cartão do seu assessor?" - pedi


"Já deixei um monte de cartão, já entreguei..." - disse ele


"Deixa mais um comigo, fazendo o favor que eu sou do SINTEPS." - pedi e afirmei


"Qual que é seu nome?" - perguntou ele


Informei, ele me entregou o cartão e disse que nos espera na Secretaria.


Telefonarei na segunda-feira e gravarei a conversa pelo viva voz do telefone e também publicarei a todos.


Considero uma excelente conquista dos trabalhadores que estão em greve, mas ativos nesse movimento que demonstra dia pós dia caminhar para o sucesso e para a justiça.

Mais tarde, a noite, vieram me falar que eu "gritei com o secretário". Realmente, falei beeeem alto. 
Assistindo ao vídeo percebo.
Os alunos e muitos colegas que ministram aulas nas salas ao lado da minha sabem que normalmente falo beeeem alto...Problemas de regulagem...
Infelizmente, não tenho muito controle sobre isso e acabei falando alto demais num momento inadequado, concordo. Mas ouvindo a gravação acredito que ao mesmo tempo em que falei alto, não fui desrespeitoso tampouco grosseiro com o mesmo. De todo modo publicarei o vídeo em breve e quem não estava lá poderá averiguar a conversa.

O pessoal de Cubatão e alguns trabalhadores que tinham outros compromissos retornaram às suas unidades e uma van continuo conosco nesse dia corrido...


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Almoçamos, conversamos e demos boas risadas e seguimos para a ETEC Adolpho Berezin onde fomos muito bem recebidos pela diretora, Profa. Shirley.


Encontramos os trabalhadores nos esperando na sala dos professores com quem conversamos, instruímos, orientamos, tiramos dúvidas e em seguida definimos o Comando de Greve Local nesta unidade que já está paralizada.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Seguimos para Itanhaém onde novamente nossa recepção foi muito boa. Conversamos com a diretora, Profa. Fabiana e em seguida com os trabalhadores onde fizemos o mesmo procedimento que fizemos em Mongagua.


Comando de greve definido, unidade parcialmente paralizada.


Nos chegou a informação enquanto estávamos nesta unidade de que os trabalhadores de um curso inteiro no Guarujá entrarão em greve na segunda-feira.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Mais tarde, quando já estava em minha casa, após acabar de colocar a janta no prato, recebo telefonema do assessor da Deputada Telma de Souza informando que, conforme prometido na Assembléia Legislativa (ALESP), na quarta-feira (25/5), ela estaria visitando a unidade Aristóteles Ferreira.


Informei alguns trabalhadores que residem próximos a unidade e sai voando para a unidade para recepcionar a Deputada.


Chegando lá, informamos a diretora que a mesma estava a caminho e aguardamos sua chegada.


A Deputada pediu uma reunião com os trabalhadores em greve e ressaltou, assim como fez o nobre Vereador José Lascane (PSDB) quando estivemos em sua presença que, toda mobilização popular é um ato político, assim sendo, essa greve é política, porém, não partidária.


Informou que esteve neste mesmo dia com o Governador Geraldo Alckmin em São Vicente na entrega de habitações populares e que cobrou, em público, ao microfone, uma solução urgente e democrática para a nossa situação.


Informou que enviará documento oficial ao Governador com perguntas diversas a respeito do Centro Paula Souza para que respostas oficiais possam ser dadas às nossas reivindicações.


Aguardo que os trabalhadores enviem em meu e-mail as perguntas para que eu encaminhe ao seu assessor até domingo de noite.


Ainda a noite, nossa manifestação em Mongagua saiu na imprensa local e acho desnecessário fazer mais comentários do que os já muito bem feitos no Blog Logística Zulmira (Zulmira Campos - Santos - Zona Noroeste):


http://logisticazulmira.blogspot.com/2011/05/greve-etec-26-e-2705.html



"Tal manifestação foi matéria dos telejornais da baixada (globo e bandeirantes), porém LAMENTÁVEL a fala do Sr. Governador:

'JÁ OFERECEMOS UM AUMENTO DE 11% E APRESENTAÇÃO DE UM NOVO PLANO DE CARREIRA, ESSA GREVE É DE APENAS 10% DO FUNCIONÁRIOS DO CENTRO PAULA SOUZA, PARA QUE GREVE?, SE O GOVERNO DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO'

Realmente é frustante ouvir do nosso governador tal pronunciamento, 11% depois de 5 anos é brincadeira, isso ele não fala a população, 10% em greve???? só aos olhos do governo que insiste em querer esconder nosso movimento em baixo do tapete!!!! (confira adesão atualizada diariamente no site do SINTEPS: http://www.sinteps.org.br/news0274.html), é claro e notório que o movimento cresce cada vez mais em todo o estado, basta lançar no 'google' GREVE ETEC e voce vai obter mais de 370.000 resultados.
SR. Governador se a greve não existe por que então repudiá-la???, nunca vi repudiar algo que não exista!!!
Vamos manter a unidade e a garra pois a intenção do governo é nos vencer pelo cansaço e desinformação."
*Sublinhados, negritos e link para o SINTEPS incluídos por mim

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Considerações da semana: 


Acredito que todos que participaram das caravanas perceberam que tivemos excelentes resultados durante esta semana. 


Tanto em relação à adesão ao movimento de greve quanto nas negociações e visibilidade da real situação do Centro Paula Souza.


Fomos muito bem recebidos em todas as unidades pelas quais passamos, exceto a FATEC de Praia Grande onde o diretor, Prof. Nilson demonstrou imensa semelhança ao regime opressor que este Governo do Estado pratica chamando a Polícia Militar para intimidar os manifestantes que exerciam seus direitos legais. 


Mas não nos entimidamos. Ninguém, por mais opressor que seja, vai calar a democracia e o direito de greve!


Voltaremos a esta unidade possivelmente de surpresa e acompanhados de autoridades ;)


Queria agradecer a todos colocando o nome de um por um dos trabalhadores que tem acompanhado às caravanas e também dos que têm permanecido nas unidades coletando assinaturas, fazendo panfletagem, colocando e retirando as faixas móveis e conscientizando a população, os pais, os alunos e os demais trabalhadores sobre a importância deste movimento que se fortalece a cada dia. No entanto, temendo cometer injustiças e esquecer o nome de alguém (que são muitos), deixo apenas um imenso MUITO OBRIGADO em nome de toda a categoria (mesmo os contrários à greve e os "grevistas de férias" que também receberão todos os frutos de nossa suada e sofrida semeadura) a estes trabalhadores que têm sido verdadeiros amigos, conselheiros e exemplos de cidadania para mim e para os outros.


A LUTA CONTINUA!


Logo mais, calendário de greve da próxima semana...